A história de Jacob Barata, um dos magnatas do transporte de passageiros por ônibus

28 11 2012

Jacob Barata (Belém do Pará1932) é um empresário e banqueiro brasileiro ,de origem judaico -sefardita ,no ramo de transporte rodoviário de passageiros, nascido no Pará e radicado na cidade do Rio de Janeiro, sócio fundador do Grupo Guanabara.

 

Iniciou seus negócios pouco tempo depois que chegou ao cidade do Rio de Janeiro, vindo de Belém do Pará, com um lotação de doze lugares em meados da década de 50, fazendo a linha MadureiraIrajá.

Em 1955, iniciou sociedade com dois donos de lotação e criou a Viação Elisabete. Dois anos depois, fundou sua primeira empresa, a Viação Rosane (nome de sua filha).

Ao longo dos anos seguintes, o mesmo foi atuando no segmento de transporte urbano de passageiros e na revenda de veículos, criando frotas cada vez maiores, comprando e criando novas empresas e diversificando cada vez mais os negócios.

Em 1968, criou o Grupo Guanabara, construindo sede própria na Avenida Brasil em um prédio de arquitetura moderna e premiada. O grupo Guanabara é hoje um dos maiores conglomerados de empresas de transporte de passageiros do Brasil, que possui uma frota de 4.200 ônibus e mais de 20.000 funcionários, além de um banco, o Banco Guanabara, concessionárias, operadora de turismohotéis,hospitais e imóveis.

 

Fonte: Wikipedia

Imagem

Anúncios

Ações

Information

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: