Volvo apresenta na Rio+20 o seu primeiro ônibus híbrido fabricado no Brasil

23 06 2012

A Volvo mostra na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) o ônibus híbrido da marca já produzido no Brasil. O veículo, movido a eletricidade e a diesel, até então era fabricado apenas na Suécia.

O evento foi realizado quinta, 14 de junho, pela manhã, em cerimônia com a presença do presidente da Volvo Bus Américas, Stefan Tilk, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

A fábrica da Volvo, em Curitiba, é a primeira fora da Europa a produzir chassis híbridos da marca. A unidade exposta na Rio+20 é a primeira de um lote de 60 adquiridos por operadores de Curitiba, reconhecida mundialmente pelo pioneirismo de seu sistema organizado de transporte coletivo urbano.

Os 30 primeiros híbridos começam a rodar em setembro em Curitiba. Eles trafegarão nas linhas convencionais bairro a bairro, e na linha Interbairros 1, ligando terminais e bairros sem passar pela região central. Os 30 restantes serão entregues no próximo ano. Inicialmente, a Volvo fabricará um chassi padrão, na configuração 4×2 eixos.

“Estamos muito otimistas com este revolucionário veículo. É o ônibus do futuro”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. A tecnologia Volvo permite economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, além de não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.

O híbrido tem dois motores (diesel e elétrico) que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.

Tecnologia de ônibus híbrido da Volvo é revolucionária e a mais avançada do mercado

O ônibus híbrido que a Volvo está produzindo no Brasil tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida.

Chamada de “Híbrida em Paralelo”, foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.

O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. O tempo que o veículo fica parado pode representar entre 30% e 40% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente.

Menor consumo, menos poluentes

“Esta tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode chegar a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais Euro 3.

Estes excelentes resultados não se devem somente por causa do reaproveitamento de energia para tracionar o ônibus. A alta potência do motor elétrico possibilita a instalação de um motor diesel menor e mais econômico. “Além disso, funções auxiliares como compressor de ar e bomba hidráulica, são feitas por motores elétricos”, explica Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

“O sistema híbrido da Volvo reduz não somente as emissões de CO2 (gás carbônico, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa), mas também de NOx (Óxidos de Nitrogênio, responsáveis por alergias e ardência nos olhos, por exemplo) e de materiais particulados”, complementa Fábio Lorençon, engenheiro de vendas da empresa.

Image

Fonte: Blog do Caminhoneiro/Assessoria de Imprensa Volvo

Foto: André Rodrigues (TCRJ)

Anúncios

Ações

Information

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: